sábado, 4 de janeiro de 2020

CUIDADO COM A AVAREZA


      “Ai dos que juntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores...” (Isaías 5.8).

O que Deus proíbe em sua Palavra não é a livre iniciativa, o livre comércio nem a propriedade privada, mas a ganância desmedida. Deus não proíbe a riqueza, mas a avareza. Não é pecado ser rico, mas é desastroso ser avarento. Não é ilícito ter dinheiro, mas é muito perigoso o dinheiro nos ter. Há um “ai” de juízo divino para aqueles que concentram riquezas em suas mãos, deixando os outros desamparados à sua volta.
Esses acumulam para si o que poderiam repartir com os outros. Nas palavras do profeta Isaías, juntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como os únicos moradores no meio da terra. Aqueles, porém, que querem ficar ricos, caem em tentação e cilada. Atormentam a si mesmos com muitos flagelos e acabam perdendo a sua alma. Aqueles que amam o dinheiro, dele nunca se fartam.
O amor do dinheiro é a raiz de todos os males, mas a piedade com contentamento é grande fonte de lucro. Não queira acumular tudo em suas mãos. Tenha uma alma generosa, pois mais bem-aventurado é dar que receber. No Reino de Deus possuímos aquilo que damos e perdemos aquilo que retemos. Por isso, concordo com as conhecidas palavras do evangelista norte-americano Jim Elliot: “Não é tolo aquele que dá o que não pode reter, para ganhar o que não pode perder.

Extraído do livreto Cada Dia – 04/01/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário