quarta-feira, 15 de abril de 2020

CRÍTICAS INJUSTAS


      “… todos vocês são médicos que de nada valem! Se tão somente ficassem calados! Mostrariam sabedoria.” (Jó 13.4-5).

Em meio ao grande sofrimento por perder tudo, Jó ainda tem que lidar com as críticas e oposição daqueles que eram seus amigos e que deveriam estar lhe apoiando, incentivando e encorajando. Jó os compara a médicos incompetentes que não conseguem encontrar a doença e que de nada valem e que se ficassem de boca fechada, seriam efetivamente mais sábios.
Isso deve nos levar a pensar em duas perspectivas. A primeira delas é se estamos no papel dos amigos de Jó: simplesmente apontando o dedo para as pessoas ao nosso redor para realçar seus erros ou aquilo que achamos que elas fazem de errado. Ou, quem sabe, inclusive espalhar essa crítica. Se não temos nada de bom para falar de alguém é melhor que fiquemos calados. Afinal de contas, nossas palavras podem magoar e machucar mais pessoas que já têm experimentado dor suficiente em meio aos desafios da vida.
A segunda perspectiva é se estamos no lugar de Jó recebendo algum tipo de crítica ou oposição. Se você está sofrendo oposição, perceba em primeiro lugar se os apontamentos são justos e pertinentes. Talvez isso seja uma maneira de você crescer e amadurecer, deixar de lado alguns erros e equívocos. Se forem injustos, continue fazendo o que é certo, cuide de sua integridade e confie em Deus. Ele vai cuidar da sua reputação.

Extraído do livreto Cada Dia – 15/04/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário