quarta-feira, 20 de maio de 2020

LUGAR DE COMUNHÃO À MESA


      “Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira [...] teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa” Salmo 128.3.

A mesa é mais do que um móvel doméstico, é um emblema de comunhão. É ao redor da mesa que negócios são feitos, tratados são firmados, relacionamentos são costurados, inimizades são desfeitas. A mesa é lugar de diálogo, acerto e conserto. 
A mesa é lugar de refeição e descontração. É lugar de meditação e oração. Feliz é o homem que vê sua família ao redor da mesa. Feliz é a esposa que reúne os filhos e os congrega ao redor da mesa. Essa mulher é como a videira frutífera e esses filhos são rebentos da oliveira.
O vinho e o azeite são símbolos de fartura e de alegria. Trazem prazer e alívio. A correria dos dias modernos tirou a família da mesa. Cada um tem seu horário e o tempo que sobra cada um está mergulhado nos relacionamentos virtuais. Em média as pessoas olham cento e cinquenta vezes por dia para o seu smartphone, mas não têm tempo para olhar nos olhos do cônjuge e dos filhos.
Que Deus nos ajude a reverter essa tendência. Que as relações virtuais não tirem de nós a alegria da convivência com pessoas reais ao redor da mesa. Que a nossa casa seja lugar de comunhão e diálogo. Que o nosso lar seja lugar de encorajamento e apoio, de perdão e de reconciliação. Que a mesa volte a ocupar o lugar que nunca deveria ter perdido dentro de nossa família.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/05/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário