sexta-feira, 15 de maio de 2020

LUGAR DE ENSINO


       “E que, desde a infância, sabes as sagradas letras,
que podem tornar-te sábio para a salvação...” 2 Timóteo 3.15.

Loide e Eunice são exemplos do que significa educar os filhos desde a infância nos caminhos de Deus. Loide era viúva e morava com Eunice, sua filha, casada com um grego. Embora o marido de Eunice não fosse cristão, elas tomaram para si a responsabilidade de ensinar a Timóteo as sagradas letras desde a sua mais tenra idade. Timóteo cresceu bebendo o leite da piedade. Aprendeu sobre a salvação ainda nos primeiros anos de vida.
Timóteo não foi instruído na cultura pagã de seu tempo, mas nas sagradas letras. Desde cedo aprendeu que toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a correção e para a educação na justiça. A maior responsabilidade da educação cristã dos filhos pertence à família e não à igreja ou à escola. 
É no lar que os filhos devem aprender a amar a Deus e ao próximo. É no lar que os filhos devem conhecer a Deus e torná-lo conhecido.
É no lar que os filhos precisam ser nutridos com a verdade. É no lar que os limites devem ser impostos e a disciplina deve ser aplicada. É no lar que o diálogo e o confronto precisam ser feitos. Os pais precisam temperar correção com encorajamento e admoestação com consolo. O lar é a maior escola do mundo. É nessa escola superior do Espírito Santo que somos formados para a vida e doutrinados para a eternidade.

Extraído do livreto Cada Dia – 15/05/ 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário