domingo, 12 de julho de 2020

DESCULPAS INFUNDADAS

         “Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim” Êxodo 4.13.

Moisés prosseguiu com suas desculpas. Vejamos: 1) a indisposição de ir tendo outros mais capacitados para irem (Ex 4.13) “Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim”. Moisés entende que há pessoas mais capacitadas do que ele. Sugere a Deus enviar outro qualquer, menos ele. 2) as dificuldades na realização da missão (Ex 5.22) “Então, Moisés, tornando-se ao Senhor, disse: Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste?” Moisés deixou de falar a Faraó o que Deus ordenara que ele falasse. Se Faraó não deixasse Israel, o primogênito de Deus sair, o Senhor mataria o seu primogênito (Ex 4.22,23).
Quando Moisés falou a Faraó, este endureceu ainda mais o coração e pesou ainda mais sua mão sobre o povo. Então, Moisés reclama de Deus: “Por que afliges este povo? Por que me enviaste?”. Ele se ressente de não ver a mão de Deus agindo rapidamente.
3) não ver resultados de seu trabalho nem junto ao povo nem junto a Faraó (Ex 6.12). “... Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, me ouvirá Faraó?”. Moisés estava em crise com o chamado divino e com os resultados de sua missão. O povo que deve ser liberto não atende sua voz. Se o povo não o escuta, como o escutará Faraó? E você, que desculpas tem dado para escapar do trabalho que Deus te dá?

Extraído do livreto Cada Dia – 12/07/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário