quarta-feira, 12 de agosto de 2020

SHALOM

 

    “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” Salmo 37.11.

Deus define felicidade em termos de obediência fiel à sua vontade. Viver um estilo de vida dos cidadãos do Reino de Deus é o caminho da verdadeira felicidade. A pergunta da cosmovisão secular que mede a felicidade é: “Que resultados você tem alcançado?” A pergunta da cosmovisão bíblica que mede a felicidade é: ‘Como você tem caminhado?” Agora, trilhar esse caminho é garantia de felicidade, não de facilidade.

Acredito que é por isso que Jesus encerra as bem-aventuranças falando de paz diante dos conflitos da vida. A paz foi quebrada porque o ser humano decidiu viver do seu jeito. Ele rompeu com o Criador. A humanidade se tornou predadora da paz. As páginas da Bíblia, por sua vez, narram como Deus se move na história a fim de restaurar o shalom. Quando um judeu diz shalom a outro judeu, que é a palavra hebraica para paz, ele não quer dizer “que você não tenha guerras”. Ele quer dizer: “desejo a você toda a bondade que Deus pode lhe dar.

Shalom significa o bem maior de Deus para você. Shalom é o propósito de Deus para o nosso mundo. O equivalente grego para shalom é eirene, usada em Mateus 5. Deus quer lhe oferecer um tipo de paz que excede todo o entendimento. Ele pode restaurar a sua paz mesmo em meios às renhidas batalhas da vida.

Extraído do livreto Cada Dia – 12/08/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário