quinta-feira, 29 de outubro de 2020

DEUS É SOBERANO

 

     “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente,
 e mais nenhum Deus além de mim...” (Deuteronômio 32.39).

A soberania de Deus decorre de algumas verdades que este versículo descreve. Primeira, sua autoexistência: “Vede, agora, que Eu Sou...” (Dt 32.39a). Ele é o grande EU SOU. Tudo o que existe deriva sua vida dele, mas ele é o criador incriado. Segunda, sua singularidade: “... Eu somente, e mais nenhum Deus além de mim...” (Dt 32.39b). Deus não tem concorrente. Todos os outros deuses não passam de ídolos feitos por mãos humanas ou criados no laboratório enganoso do coração humano.

Terceira verdade, sua onipotência: “... eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro...” (Dt 32.39c). É Deus quem dá a vida e quem tem autoridade para tirar a vida. É Deus quem aplica o juízo e quem restaura. Ele faz e não precisa pedir licença para fazer. Ele é soberano em seu ser e também em suas obras.

Quarta, sua invencibilidade: “... e não há quem possa livrar alguém da minha mão” (Dt 32.39d). Ninguém pode desafiar o poder de Deus e escapar. Ele pode tudo quanto ele quer. Diante dele todos os poderes da terra se curvam. Ele desbanca o panteão dos deuses. Ele desfaz a altivez das nações. Ele desbarata os exércitos mais poderosos. Ele quebra o arco e despedaça a lança. Ele faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade (Ef 1.11). Ninguém pode resistir ao seu poder.

Extraído do livreto Cada Dia – 29/10/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário