quarta-feira, 7 de outubro de 2020

ORDEM E PROMESSAS

 

     “Honra a teu pai e a tua mãe [...] para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra...” (Deuteronômio 5.16).

Este é o quinto mandamento. Faz parte da segunda tábua da lei. Encabeça o nosso compromisso de amar o próximo como a nós mesmos. Nosso amor ao próximo precisa ser evidenciado em primeiro lugar aos nossos progenitores. Eles merecem nossa obediência e, sobretudo, nossa honra. A ordem expressa de Deus é honrarmos pai e mãe. Seria consumada hipocrisia trombetearmos amor ao próximo deixando de honrar pai e mãe, aqueles que nos são mais próximos.

Depois da ordem expressa de Deus, há duas promessas aos filhos que honram seus pais. A primeira delas é longevidade. Filhos obedientes, que honram aos pais, evitam muitos males, afastam-se de companhias perigosas e não colocam seus pés em lugares escorregadios. A desobediência aos pais é um sinal de decadência da sociedade. Filhos que não ouvem o conselho dos pais, transtornam a sua própria vida e se tornam um pesadelo na vida dos pais.

A segunda promessa é prosperidade. Os filhos que honram aos pais têm sobre si a bênção de Deus. É Deus quem fortalece nossas mãos para adquirirmos riquezas. A bênção do Senhor enriquece e com ela não vem desgosto. Aqueles que obedecem a Deus, honrando seus pais, vivem sob a bênção do Eterno e esta é a maior de todas as riquezas da vida. Você tem honrado seus pais?

Extraído do livreto Cada Dia – 07/10/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário