quinta-feira, 27 de maio de 2021

NÃO PROVOQUEM SEUS FILHOS À IRA

 

“E vós, pais, não provoqueis
 vossos filhos à ira...” Efésios 6.4

Antes de dar uma ordem positiva aos pais, a Palavra de Deus os alerta acerca de um grande perigo: irritar os filhos. Filhos irados não estão abertos ao aprendizado. Mas, como os pais podem provocar os filhos à ira? Primeiro, quando são inconsistentes, falando uma coisa e fazendo outra. Há pais que exigem dos filhos aquilo que eles mesmos não praticam. Isso é irritante! Segundo, quando tratam o cônjuge com grosseria. Nada machuca mais os filhos do que ver os pais brigando e se agredindo mutuamente.

Terceiro, quando comparam um filho com o outro, para privilegiar um e prejudicar o outro. Quarto, quando exigem dos filhos o mesmo desempenho em vez de exigirem apenas o mesmo empenho. Quinto, quando não colocam limites para os filhos, deixando-os assim à sua própria sorte. Sexto, quando são rigorosos demais com os filhos, não equilibrando admoestação com encorajamento.

Sétimo, quando deixam de ajudar os filhos em suas necessidades, dando mais atenção ao trabalho, aos amigos e até mesmo ao lazer do que aos próprios filhos. Oitavo, quando não conversam com os filhos, deixando de ouvi-los e de orientá-los nas decisões mais importantes da vida. Nono, quando geram filhos sem compromisso de dar a eles sustentabilidade física, emocional e espiritual. 

Extraído do livreto Cada Dia  – 27/05/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário