sábado, 26 de junho de 2021

JESUS É PROFETA

 

“Havendo Deus, outrora, falado...pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho...” (Hebreus 1.1,2).

Estudando a Teologia Sistemática aprendemos sobre os ofícios de Jesus. O escritor da carta aos Hebreus afirmou que Deus nos falou por intermédio de Jesus, então Jesus é profeta. O teólogo holandês Louis Berkhof disse: “Era dever dos profetas revelar a vontade de Deus ao povo. Isto podia ser feito na forma de instrução, admoestação e exortação, promessas gloriosas ou censuras severas. Eles eram os monitores ministeriais do povo, os intérpretes da lei, especialmente nos seus aspectos morais e espirituais.”

Jesus deixou bem claro, nas longas discussões que travou com os líderes do judaísmo, que ele veio para revelar a vontade do Pai. Jesus é profeta porque ele não fala em seu próprio nome, mas fala em nome de Deus, ele é o mais fiel representante da vontade de Deus a ponto de afirmar: “Quem vê a mim vê aquele que me enviou.” (João 12.45)

Jesus é profeta porque pregou, ensinou, exortou e revelou de forma precisa e perfeita a vontade do Pai. Jesus pregou mensagem de arrependimento convocando o povo a voltar ao Senhor. Jesus ensinou verdades do Reino de Deus. Jesus fez sinais, milagres e curas para comprovar que ele era o fiel representante de Deus. Que maravilha aprendermos as verdades singulares e ímpares ensinadas pelos lábios amorosos do grande profeta Jesus Cristo. 

Extraído do livreto Cada Dia  – 26/06/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário