“Tu és meu Filho...Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Hebreus 5.5,6).
Jesus é o santo, perfeito e eterno sacerdote e, ao mesmo tempo, o puro e precioso sacrifício. Como sacerdote, Jesus exerce a função de representar o povo diante de Deus. O teólogo holandês Louis Berkhof disse: “O sacerdote era representante do homem junto a Deus. Tinha o especial privilégio de aproximar-se de Deus, e de falar e agir em favor do povo.” A função do sacerdote era apresentar a Deus os sacrifícios em favor do povo visando que Deus perdoasse os pecados do povo e fosse generoso e bondoso com eles.
Esses sacrifícios eram feitos constantemente, pois eram apenas sombra do perfeito sacrifício que seria apresentado pelo perfeito sacerdote Jesus Cristo. Quando Jesus entregou a sua vida em sacrifício santo e agradável a Deus ele o fez uma única vez e agora, por intermédio do Salvador, todos os crentes em Jesus têm livre acesso à santa presença de Deus.
Por isso o escritor de Hebreus relata: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.” (Hebreus 10.19-22)
Extraído do livreto Cada Dia – 27/06/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário