terça-feira, 20 de julho de 2021

A PROTEÇÃO DO PASTOR

 


Que diremos pois à vista destas coisas?
 Se Deus é por nós, quem será contra nós” (Romanos 8.31).

Reflita sobre o que Paulo disse neste texto, pois ele está em linha direta com o que Davi disse no verso 4 do Salmo 23: “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Um pastor carregava apenas duas ferramentas, isto é, uma vara e um cajado. A vara se tornou uma espécie de extensão do braço direito do pastor enquanto ele guardava suas ovelhas. Essa vara servia como um instrumento para matar cobras e afugentar lobos. O pastor também tinha um cajado curvado em uma das extremidades, formando um gancho.

Esse gancho era perfeito para alcançar o pescoço de uma ovelha. O cajado era usado para guiar esses doces animais enquanto eles caminhavam por um caminho perigoso. O pastor pressionava suavemente o cajado para o lado de uma ovelha ou ele servia para puxá-la de volta ao curral. Se uma delas escorregava por uma ravina ou tropeçava no leito de um riacho, o pastor usava o cajado para erguê-la e trazê-la de volta ao rebanho.

A vara guardava as ovelhas e o cajado as guiava. Uma as protegia e o outro as dirigia. Nada era mais reconfortante para as ovelhas do que a visão da vara e do cajado. O pastor conduzia com segurança as suas ovelhas na travessia do vale e também por todo o caminho até o topo da montanha. O meu pastor faz exatamente isso. Ele me protege e me guia. Ele é o seu pastor também?

Extraído do livreto Cada Dia – 20/07/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário