“O Senhor é o meu pastor...” (Salmo 23.1a)
Será que algum cristão pode se ofender ao ser comparado a uma ovelha? Acho que não. Mas não é intrigante que Deus seja comparado a um pastor? Ser pastor era uma ocupação desagradável. Os pastores na Palestina eram considerados inescrupulosos, indignos de confiança e estavam na classe mais baixa de pessoas. No entanto, ser pastor era uma tremenda responsabilidade, pois as ovelhas dependiam dele para tudo, ou seja, para água, comida, abrigo e segurança.
A analogia de Deus como pastor de seu povo é encontrada em toda a Bíblia. As ovelhas são mencionadas mais do que qualquer outro animal e todo o Salmo 23 é baseado nessas imagens. O versículo 1 simplesmente começa com “O Senhor é o meu pastor”. Observe cuidadosamente que este pastor é “o Senhor”. Sempre que a palavra Senhor está em letras maiúsculas refere-se ao nome hebraico Yahweh, que significa literalmente “Eu sou, sempre fui e sempre serei”.
Esse nome sagrado de Deus nos mostra que ele é Deus em todo o tempo e para ficar mais fácil a compreensão, ele é Deus vinte e quatro horas por dia. Isto é perfeito porque ser pastor é um trabalho constante. Então, o Deus soberano do Universo, o Deus onipotente, onisciente e onipresente é o pastor que cuida das suas ovelhas. Isto é simplesmente extraordinário!
Extraído do livreto Cada Dia – 05/07/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário