“Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23.3).
Um pastor deve ser persistente, paciente, vigilante e sábio. Não é uma questão se suas ovelhas entram em apuros, mas quando entram em apuros. O pastor não cessa de cuidar de suas ovelhas, por mais cansativo que seja esse trabalho. Quando a ovelha cai, o pastor está com ela. Refrigera-me a alma, significa literalmente “Ele me traz de volta”. Do que ele me traz de volta? Da queda, pois uma ovelha pode cair. Existem alguns perigos que as ovelhas enfrentam que somente o pastor pode lidar e um deles é se uma ovelha cair e virar de costas.
Deitada de costas, com os pés erguidos, a ovelha lutará freneticamente. Devido à sua constituição física, ela não consegue sair sozinha. A ovelha fica muito assustada e começa a se debater, a balir e a chorar. Com isso se torna uma presa fácil e aberta ao ataque dos predadores. Quando isso acontece, a ovelha morre nesta posição se não houver um pastor cuidando delas.
Se o tempo estiver frio ou nublado, uma ovelha pode sobreviver naquela posição agonizante por vários dias, lutando para recuperar o fôlego. Não há nada que ela possa fazer a respeito de sua situação, pois precisa de um pastor para restaurar a sua vida. Nós temos um pastor atencioso que está sempre conosco, mesmo quando caímos. Ele sabe que teremos problemas, mas continua conosco de qualquer maneira.
Extraído do livreto Cada Dia – 14/07/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário