quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A IMPORTÂNCIA DA SABEDORIA

 

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus...” (Tiago 1,5).

Não podemos confundir conhecimento com sabedoria. Conhecimento tem a ver com quantidade de informações, já sabedoria diz respeito ao bom uso das mesmas. Muitas pessoas, embora possuidoras de robusto intelecto, são paupérrimas no quesito sabedoria. Outras, ainda que desprovidas de títulos acadêmicos ou mesmo de mínima formação escolar, são extremamente sabias em suas escolhas e no lidar com os problemas.

Tiago deseja que seus leitores não sejam deficientes, portanto, os encoraja a um autoexame. Como judeus, autor e destinatários, estavam familiarizados com o que ocorreu a Salomão em Gibeão, quando o Senhor apareceu em sonho ao seu servo e declarou: “Pede-me o que queres que eu te dê.” O rei não solicitou longevidade, nem riqueza, nem vingança contra seus adversários, antes, pediu sabedoria (1 Reis 3.3-15).

A sabedoria lá do alto é uma dádiva de Deus e não pode ser produzida pelo esforço humano, não pode ser comprada em uma feira livre ou mesmo em um shopping center, e nem sequer conquistada mediante sacrifício. O único caminho para que sejamos agraciados com sabedoria é a oração perseverante (Mateus 7.7,8). É vontade de Deus nos encher da sabedoria celestial para que sejamos bem-sucedidos em nossos relacionamentos e empreendimento.

Extraído do livreto Cada Dia – 03/11/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário