segunda-feira, 8 de novembro de 2021

OUVIR, FALAR E AGIR

 

 “Responder antes de ouvir
 é estultícia e vergonha” (Provérbios 18.13).

Não poucas vezes, para nosso infortúnio, invertemos a ordem estabelecida por Deus para o bom funcionamento dos nossos relacionamentos, condução dos nossos afazeres e tomada de decisões. Agimos de forma irrefletida e precipitada e temos de lidar com as desagradáveis consequências. Para que sejamos bem sucedidos em todos os nossos passos devemos demonstrar disposição para ouvir, moderação no falar e extrema cautela no agir.

Precisamos ser rápidos e dispostos para ouvir a palavra da verdade. Ao longo de nossa caminhada, muitas vezes, deliberadamente expomos nossos ouvidos a vozes apresentando conceitos totalmente contrários ao que nos revelou o Senhor em sua bendita Palavra. Precisamos agir com rapidez para nos afastarmos do mal e ouvir o que é bom (Pv 20.9).

Em seguida, precisamos ser cuidadosos com nossas palavras. Devemos ter em mente que “somos senhores das palavras que não pronunciamos e escravos das que nos escaparam”. Devemos falar o que edifica, abençoa, incentiva e promove a união. A ira humana, em geral, é pecaminosa, sendo resultado do orgulho e tendo como objetivo a vingança, portanto, antagônica à ira de Deus, que é santa. Só haveremos de glorificar a Deus e prosperar em nosso caminho se diligentemente praticarmos os ensinamentos da Palavra de Senhor.

Extraído do livreto Cada Dia – 08/11/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário