-
“Apesar de sermos do mesmo sangue...ainda assim temos que sujeitar os nossos filhos e as nossas filhas à escravidão.” (Neemias 5.5).
Neemias ficou tremendamente chocado ao conhecer algumas das realidades do povo em Jerusalém e como era notória a injustiça e a desigualdade social. Enquanto alguns tinham tudo, outros tiveram que penhorar suas terras, suas casas e suas vinhas para sobreviver e ter o que comer. Eles sofriam tremendamente vendo seus filhos e filhas se tornarem escravos por conta das dívidas que adquiriram para pagar os altos impostos.
A situação presenciada por Neemias não é diferente daquela do nosso mundo atual, onde a riqueza fica concentrada nas mãos de alguns poucos, enquanto a maioria da população sofre na miséria, passando fome e dificuldades, com muita gente trabalhando praticamente em regime de escravidão em troca de alguns trocados. Nós não podemos nos conformar com essa situação.
Jesus disse que, como seus discípulos, deveríamos ser sal e luz e fazer a diferença na sociedade. O Reino de Deus subverte as estruturas de um mundo que jaz no maligno, trazendo lampejos de sua própria essência que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. O que podemos fazer enquanto agentes do Reino de Deus na história para subvertermos esse cenário? Que cada uma das nossas atitudes possa levar aqueles que estão à nossa volta a proclamarem que o Reino de Deus está entre nós.
Extraído do livreto Cada Dia – 08/03/22
Nenhum comentário:
Postar um comentário