quinta-feira, 19 de maio de 2022

ENSINA NO CAMINHO

 

    “Ensina a criança no caminho em que deve andar,
 e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6).

A fé é aprendida na família. A primeira coisa que este versículo deixa claro é que não devemos ensinar a criança o caminho que ela quer andar. A estultícia está ligada ao coração da criança. Hoje vemos os pais sendo comandados pelos filhos em vez de os filhos serem orientados pelos pais. Há pais que são reféns de seus filhos.

A segunda coisa que este texto ressalta é que não devemos ensinar a criança o caminho que ela deve andar. Ensinar o caminho é dar uma ordem sem o compromisso do exemplo. Não basta dizer aos filhos: “Façam isto ou aquilo”. Os pais não podem adotar o estilo de vida: “Faça o que eu mando, mas não o que eu faço”. Por isso, a terceira coisa digna de destaque no texto é que devemos ensinar a criança no caminho em que deve andar. Ensinar no caminho é ser exemplo, paradigma e referencial.

O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas, a única forma eficaz de fazê-lo. Nossos filhos nos observam mais do que nos veem. Nosso exemplo grita mais alto nos ouvidos dos nossos filhos do que nossas palavras mais eloquentes. Finalmente, o texto diz que devemos ensinar os filhos desde sua infância. Como promessa, temos a garantia de que se ensinarmos no caminho, a criança ao crescer não vai se desviar. Você tem ensinado seus filhos no caminho?

Extraído do livreto Cada Dia – 19/05/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário