-
“Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6.7).
A educação começa no lar. É dentro do lar que as crianças devem ser instruídas acerca de sua fé. Esse não é o papel da escola nem do Estado. Os pais precisam transmitir aos filhos a fé, e isso de duas maneiras. Primeiro, pelo preceito; segundo, pelo exemplo. Cabe aos pais ensinar os filhos pelo exemplo. O que eles transmitem aos filhos precisa primeiro estar em seu coração. Ninguém dá o que não tem. Os pais precisam amar a Deus e transmitir esse amor aos filhos.
Os pais não ensinam apenas o caminho, mas no caminho. Os pais são como um espelho. O espelho não grita, demonstra; não faz discurso, revela. O espelho precisa estar limpo e iluminado. Os pais não falam apenas aos ouvidos, mas também aos olhos. Eles inculcam nos filhos as verdades eternas usando todos os recursos disponíveis. Os pais não devem se preocupar apenas com as coisas terrenas, dando aos filhos só alimento, educação e segurança. Devem dar a eles, sobretudo, o pão nutritivo do céu.
Se os pais falharem em transmitir a seus filhos o evangelho, terão fracassado profundamente. Nossos filhos precisam mais do que das bênçãos de Deus; precisam de salvação. Você tem investido na vida espiritual de seus filhos? Tem orado com eles e por eles? Tem ensinado a eles, de dia e de noite, a lei de Deus?
Extraído do livreto Cada Dia – 08/05/22
Nenhum comentário:
Postar um comentário