quarta-feira, 1 de junho de 2022

NÃO VÁ SOZINHO

 

     “...Elias...para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba... se foi ao deserto... e se assentou debaixo de um zimbro…” (1 Reis 19.3,4).

Elias se afasta de seu discípulo, de seu amigo, de seu companheiro de jornada até então, não para orar, mas para se alimentar de suas próprias lágrimas. Ele entrou no deserto da solidão quando mais precisava de pessoas à sua volta. O problema da sensação de esgotamento é que quando mais precisamos de companhia, queremos nos trancar em nosso quarto escuro. Você pode ficar sozinho. Estar sozinho ajuda você a ouvir, a discernir melhor a voz de Deus e as vozes do seu coração.

A solidão, no entanto, é ruim. Se você ficar cansado e desanimado, o isolamento não é o que você precisa. Você precisa de outros para encorajá-lo. Fomos feitos para viver em comunidade. Não trave sozinho as batalhas da vida. 
A angústia prospera no isolamento. Compartilhe as dores da sua alma com um amigo ou amiga espiritual. Tenha gente sábia e temente a Deus para ajudar você a ver os pontos cegos e as fendas do seu caráter.

Caminhe ao lado de quem está disposto a caminhar com você independentemente das circunstâncias, ainda que seja para dentro da caverna. Como diz o sábio Salomão: “É melhor ter companhia do que estar sozinho… Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Ec 4.9a-10).

Extraído do livreto Cada Dia – 01/06/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário