sábado, 5 de novembro de 2022

ENFRENTANDO AS DIFICULDADES

 


No Senhor me refugio. Como dizeis, pois, à 
minha alma: Foge, como pássaro para o teu monte?” (Salmo 11.1).

Diante das dificuldades da vida podemos identificar alguns tipos de reações. Nos deparamos muitas vezes com os que se revoltam e querem culpar os que estão ao seu redor pelas desventuras que experimentam. Outros ficam inertes, estáticos, não conseguem esboçar a menor reação. Também nos deparamos com os que se deixam envolver pelo vitimismo e passam todo o tempo considerando que é injusto lidar com o sofrimento.

Temos ainda os que, arrogantemente, desejam enfrentar todos os dilemas objetivando uma esplêndida demonstração de força e competência. Sabiamente o salmista nos ensina como proceder nos dias maus. Seu exemplo de vida não é murmurar, sucumbir, ser dominado pela autocomiseração ou portar-se de forma arrogante, antes, ele se submete a Deus e confia na providência e na proteção do Senhor.

Ele conversa com a sua alma e discorre para ela as razões pelas quais deveria permanecer firme em meio às adversidades. Ele a conforta com sublimes verdades. Deus está presente (v 4a), ele permanece ao lado de seu povo. Ele é Todo-Poderoso (v 4b), nenhum problema pode resistir ao seu poder. Ele conhece com propriedade nossas necessidades (v 4c). Ele sabe com exatidão o que estamos passando e como e onde nos fortalecer. A momentânea provação que experimentamos não visa nos destruir, antes, nos fortalecer.

Extraído do livreto Cada Dia – 05/11/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário