terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

COMPARTILHANDO VIDA

 


Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo...” (Mateus 28.19).

O último direcionamento de Jesus aos discípulos antes de voltar ao céu, foi que eles fossem por toda a parte compartilhando o evangelho. As pessoas precisam saber que o Deus amoroso criou todas as coisas, inclusive a humanidade, mas, em busca de autonomia, o ser humano virou as costas para Deus e com essa atitude mergulhou no caos. Percebendo o erro, a humanidade tenta traçar um caminho de volta, mas percebe que é impossível. Más notícias.

Mas Deus é amoroso e misericordioso e traça um plano para reconectar a humanidade consigo. Esse plano envolve Jesus, o Deus encarnado que entrou na história para pagar o preço, sofrer as consequências que nós deveríamos sofrer. Ele entregou sua própria vida por amor, mas ressuscitou ao terceiro dia como prova de que nós podemos ser reconectados a Deus. Boas notícias.

Hoje conhecemos sobre o amor e a graça de Deus, pois aqueles homens cumpriram a ordem. Mas a ordem não era apenas para eles, e sim para todos os que se tornarem discípulos do Mestre. Nosso papel é o de transmitir, com atitudes e palavras, a verdadeira alegria que pode trazer sentido para a humanidade. Compartilhe essa história. Saiba que trará efeitos para essa pessoa no presente e que ecoarão na eternidade. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 28/02/23

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

CORPO PARTIDO

 


... Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo.” (Mateus 26.26).

Muitas pessoas gostam da história de Jesus, mas não entendem por que ele morreu. É uma parte triste, dizem, outros fecham os olhos nas cenas dos filmes com a crucificação. Mas Jesus foi torturado, crucificado e morto e teve seu corpo dilacerado por amor. Por amor ele se entregou a uma morte que deveria ser para nós. Nós merecíamos estar pendurados na cruz, não apenas pelos nossos erros, mas principalmente por dar as costas para o Deus criador e querer sempre tudo do nosso próprio jeito.

Um dos momentos mais especiais que os discípulos de Jesus tiveram ao lado do Mestre aconteceu às vésperas de sua morte. Participando daquela mesa, os discípulos foram impactados e impactaram a história sempre que repetiam aquele ato. Naquele momento, ele teve um contato íntimo com o amor do Criador, que levou o próprio Deus, na pessoa de Jesus, a entregar sua vida para pagar uma dívida que era nossa.

Perceberam que aquela era mesa para comunhão entre os que são transformados pelo evangelho da graça. Que a imagem do pão e do cálice permaneça sempre na nossa mente e coração, gerando amor a Deus e aos que estão ao nosso redor. Que durante todo o dia de hoje você possa se lembrar o quanto você é amado por Deus. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 27/02/23

domingo, 26 de fevereiro de 2023

O IMPORTANTE É AMAR

 


Ame o Senhor... de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento... Ame o seu próximo como a si mesmo.’’ (Mateus 22.37-39).

Certo dia um mestre da lei perguntou para Jesus qual seria o principal dos mandamentos. Talvez acreditando que a resposta confirmaria a sua disposição de seguir ritos, que o fariam merecedor da bênção. Jesus, porém, afirmou que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Aquele homem mostrou compreender o que Jesus disse e aquele encontro fez diferença em sua vida.

Muitas vezes pensamos que ser cristão é seguir um monte de regras, aquelas que temos de fazer e as que somos proibidos de fazer. Porém, a essência do cristianismo se encontra no amor que temos por Deus, algo que nos leva a olhar para a vida de maneira diferente. Precisamos também amar aqueles que estão ao nosso redor e, enquanto discípulos de Jesus, fazer a diferença na vida deles com atitudes e palavras. Sem dúvida essa não é uma tarefa fácil, e o que nos auxilia é que podemos amar com o próprio amor de Jesus.

Que ao ser alvo do amor de Deus, mesmo sem merecimento, você possa retribuir tão grande demonstração de graça e misericórdia, amando-o também, vivendo para a glória dele em cada uma de suas atitudes e demonstrando amor àqueles que Deus tem colocado ao seu redor. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 26/02/23

sábado, 25 de fevereiro de 2023

DEUS PODE

 


Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é
 impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.” Mateus 19.26

Talvez você tenha aberto este livreto no dia de hoje buscando uma mensagem que possa trazer um pouco de ânimo ao seu coração por estar vivenciando momentos de profunda dor, de sofrimento, de adversidade, de frustração ou se sentindo incapaz de resolver algumas situações. Em circunstâncias como estas, em que não nos sentimos aptos para fazer absolutamente nada que solucione nossos problemas, é quando percebemos nossa incapacidade, nossa limitação e o quanto dependemos de Deus.

No contexto deste ensinamento de Jesus, os discípulos estão falando sobre como é difícil para qualquer pessoa entrar no Reino de Deus, e chegam a afirmar que isso é impossível. Jesus apoia a declaração deles, mas deixa claro que Deus pode fazer o impossível. Por intermédio de Jesus ele fez o que era impossível para nós, pois nos trouxe de volta para um relacionamento com ele.

Hoje ele também pode fazer o impossível na sua vida. Tenha fé e caminhe para o centro da vontade de Deus em toda a sua perfeição e bondade, pois ele é capaz de fazer infinitamente mais do que você pode pedir ou sequer pensar e imaginar. Deus pode transformar a sua vida! Clame a ele neste momento demonstrando sua total dependência. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 25/02/23

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

APTOS PARA SONHAR

 


Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o 
Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.” (Mateus 19.14).

A Bíblia nos mostra que trouxeram crianças até Jesus, para que ele as tocasse e as abençoasse. Os discípulos tentaram impedir, mas Jesus disse: Deixem vir a mim as crianças, pois o Reino dos Céus pertence aos que são semelhantes a elas. Para concebermos a ideia do Reino de Deus, não podemos usar a racionalidade ou mesmo atestar cientificamente aquilo que só pode ser estabelecido pela fé. Temos de simplesmente acreditar com simplicidade e pureza de coração, assim como faz uma criança.

No livro As Crônicas de Nárnia o escritor irlandês C.S. Lewis faz uma fantástica analogia criando um mundo de fantasia baseado na essência do cristianismo. No último livro da série, ele afirma que uma das crianças, na ocasião já crescida, não poderia voltar ao reino encantado, pois se deixou envolver pelo mundo dos adultos e parou de sonhar. A simplicidade, imaginação e capacidade de sonhar de uma criança devem ser algo para carregarmos por toda a eternidade.

Que no dia de hoje você se deixe encantar pelas maravilhas do nosso Criador, pela bondade do nosso Redentor e pelo mover do nosso Consolador, de maneira que o Reino de Deus possa ser vivido por você e que tantos outros possam conhecê-lo através de você. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 24/02/23

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

SERVINDO AOS OUTROS

 


Respondeu Jesus: Eles não precisam ir. Deem-lhes vocês algo para comer.” (Mateus 14.16).

Dentro do processo de aprendizagem dos discípulos no tempo em que seguiram a Jesus, uma das coisas mais marcantes foi o fato de serem ensinados a se preocupar com alguém além de si mesmos. Na ocasião em que Jesus multiplicou pães e peixes e alimentou a multidão, a ideia inicial dos discípulos era que todos fossem embora e conseguissem comida por conta própria.

Porém, Jesus tira seus discípulos da zona de conforto. Ainda que Jesus pudesse realizar o milagre de alimentar a multidão, como de fato o fez, ele traz os discípulos para um contexto de compaixão com o próximo. Em pensar em atitudes e estratégias que possam ajudar os que carecem de auxílio. Em não nos eximirmos da responsabilidade de fazer algo pelo próximo.

Vivemos em uma época em que somos impulsionados a pensar apenas em nós mesmos. Aquilo que é melhor para nós. Uma das frases mais usadas hoje em dia é: “Eu tenho o direito de ser feliz”, e isso justifica qualquer atitude, mesmo que alguém sofra ou se magoe pela minha decisão. Jesus sabia que os discípulos sozinhos não conseguiriam servir a multidão, por isso realizou um milagre. Mas ele esperava deles uma atitude de compaixão, assim como espera de nós. Decida hoje servir aqueles que estão à sua volta. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 23/02/23

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

SUBVERTENDO ESTRUTURAS

 


O Reino dos céus é como o fermento... em uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada.” (Mateus 13.33).

Jesus aponta seus discípulos como agentes do Reino de Deus, que pode transformar o que parece perdido, pode fazer novas todas as coisas. Essa é a expectativa que Deus tem para nós, que possamos ser instrumentos em suas mãos para transformar a sociedade à nossa volta a partir do trabalho, da escola, da faculdade, da família.

Ele nos desafia a ser como o fermento que leveda uma grande quantidade de massa. Quando percebemos a corrupção, a injustiça no cotidiano, pensamos ser impossível mudar o cenário. Porém, com pequenas atitudes podemos influenciar pessoas, subverter sistemas e ver o Reino de Deus transformando tudo à nossa volta.

Temos exemplos de homens e mulheres que, através do entendimento de suas vocações, foram fundamentais na luta contra um sistema corrompido pelo pecado. William Wilberforce foi um parlamentar inglês que lutou contra o comércio de escravos. O pregador metodista inglês William Booth, criador do Exército de Salvação, se compadeceu dos que viviam na miséria nas ruas e lhes deu uma nova oportunidade. O pastor batista Martin Luther King Jr. deu a vida na luta contra a segregação racial nos Estados Unidos. Pergunte para Deus o que ele quer fazer através de você. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 22/02/23

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

ACALMANDO AS TEMPESTADES

 


...Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar...” (Mateus 8.26).

Os discípulos estavam com Jesus no barco quando começou uma tempestade e o barco foi se enchendo de água. Eles se desesperaram e foram procurar Jesus, que estava na parte de trás, dormindo. Quando viram a tranquilidade de Jesus em meio àquele momento de caos ficaram mais desesperados e perguntavam: “Jesus não se importa que vamos morrer?”.

É esse o contexto em que Jesus indaga os seus discípulos o motivo de tanto medo e os chama de homens de pouca fé, antes de fazer com que o vento e o mar se acalmassem. Às vezes vivemos situações desesperadoras e, como não enxergamos uma saída, entramos em pânico e pensamos que Jesus não se importa. Mas se ele está conosco, no controle do barco de nossa vida, podemos ter fé, pois, independentemente do problema, ele é poderoso para solucioná-lo.

Muitas dessas situações em nossa vida são como aquela tempestade que amedrontou os discípulos. Queremos sempre ter controle de tudo e quando isso não acontece ficamos desesperados. Mas, se temos confiança que Jesus está conosco, guiando o barco que é a nossa vida, por mais medo e impotência que possamos sentir, podemos confiar em seu cuidado. Ele sempre vai estar por perto para acalmar a tempestade. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 21/02/23

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

FAZENDO O BEM

 


Assim, em tudo, façam aos outros o que
 vocês querem que eles lhes façam...” (Mateus 7.12)

Em alguns momentos me questiono por que determinados ensinamentos de Jesus parecem tão óbvios. Nessas horas é que percebo que se são tão óbvios por que, então, nós não os seguimos? Por que insistimos em fazer diferente, fazer à nossa maneira? Por que temos tanta dificuldade em seguir princípios e preceitos que só farão com que nossa vida seja melhor vivida e experimentemos livremente do que Deus tem de maravilhoso para nos oferecer?

É claro que queremos que as pessoas nos tratem com carinho e respeito, que não nos maltratem, nem nos magoem. Que sejam honestas e educadas conosco, que digam bom dia, por favor e obrigado. Por que, então, perdemos a paciência com tanta facilidade com aqueles que não atingem as nossas expectativas? Por que ignoramos os que estão à nossa volta simplesmente porque acordamos de mau humor?

Tome a decisão de tratar as pessoas, em todas as situações do seu dia, da exata maneira que você gostaria de ser tratado por elas. Você irá se surpreender com o que vai acontecer. Que hoje você possa pensar nesse ensinamento e tratar as pessoas à sua volta com honestidade, carinho e gentileza. Você vai perceber como muita coisa vai mudar, principalmente no seu coração. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 20/02/23

domingo, 19 de fevereiro de 2023

PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE

 


Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33).

Em seus ensinamentos, Jesus afirma como devemos buscar aquilo que de fato vale a pena, aquilo que realmente vai trazer plenitude e significado à nossa existência: intimidade com Deus e fazer as coisas a partir da perspectiva de Deus e que reflitam o seu Reino na história. Aquilo que nosso coração anseia só será preenchido pelo Reino de Deus e sua justiça, mas o fato de não compreendermos isso faz com que depositemos as esperanças em coisas secundárias, acreditando que o sucesso financeiro, profissional ou aquilo que conseguirmos ajuntar para nós, nos trará alegria plena.

Existe uma frase do escritor irlandês C.S. Lewis que diz: “Percebi que colocando as primeiras coisas em primeiro lugar, teremos as segundas a seguir, mas colocando as segundas em primeiro, perdemos ambas.” Se você inverter a ordem das coisas e precipitadamente buscar aquilo que não é a essência da vida, ficará frustrado e não terá nada.

O que tem sido prioridade na sua vida? Um relacionamento de intimidade com o Criador de todas as coisas e com o seu Reino de justiça, ou satisfazer alguns desejos passageiros do seu coração. Lembre-se, como também disse o próprio C.S. Lewis: “Tudo que não é eterno é eternamente inútil”. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 19/02/22

sábado, 18 de fevereiro de 2023

NÃO FIQUE ANSIOSO

 


... não se preocupem com suas vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus corpos, quanto ao que vestir.” (Mateus 6.25).

Se você me perguntar qual é o pecado com o qual eu luto com mais constância, eu diria que é a ansiedade. Estou constantemente pensando no futuro, naquilo que pode dar certo, no que pode dar errado, em como vou lidar com essa ou aquela situação. Isso às vezes é tão intenso que pode nos escravizar. Mas qual o problema de ser ansioso? Estou apenas me prevenindo para o futuro, não é mesmo? O que há de errado nisso?

A grande questão aqui diz respeito à nossa falta de confiança em Deus. Ele constantemente afirma que está cuidando de nós, que não precisamos temer, devemos apenas confiar, pois ele tem um compromisso de cuidado das nossas necessidades. Mas, ainda assim, somos tentados a acreditar que sabemos o que é melhor e, apesar do nosso discurso de dependência, muitas vezes com nossas atitudes estamos dizendo, que se Deus não atrapalhar está de bom tamanho, do meu jeito é melhor.

A sabedoria bíblica nos ensina que nosso coração é enganoso e, ainda que ele faça planos, a resposta certa vem de Deus e de sua perfeita vontade. Independentemente de suas angústias e preocupações hoje, faça um exercício, confie em Deus, não fique ansioso. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que aquilo que você pode imaginar. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 18/02/23

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

LIVRES DO MAL

 


E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” (Mateus 6.13).

O mal é uma realidade no mundo, pois um dia a humanidade optou por se desconectar de Deus e viver segundo o próprio entendimento. Essa opção foi catastrófica e trouxe sofrimento. Deus é 100% amor, paz, bondade e justiça e sem ele nos tornamos reféns dessa estrutura maléfica, onde a violência, ganância, inveja, vingança, ódio, injustiça e a solidão imperam.

A vinda de Jesus se dá exatamente como resposta de Deus ao mal que se tornou realidade. Porém, ainda que tenhamos de lidar com esse reflexo do pecado, Jesus ao orar ao Pai por seus discípulos, diz: ‘‘Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.’’ Nossa presença no mundo é fundamental, pois somos agentes do Reino, o meio pelo qual Deus está reconciliando consigo o mundo em Cristo.

Isso se repete na oração que Jesus ensina. Ao final da oração que serve como modelo, ele pede a proteção de Deus contra o mal. Mas ele não para por aí e também deixa claro o motivo pelo qual Deus pode nos proteger. Pois ele é rei sobre todos, tem poder sobre todas as coisas e é glorificado em tudo. Que esta certeza tranquilize seu coração diante do mal, das provações, das tentações, da dor e do sofrimento e que você saiba que sempre pode contar com ele. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 17/02/23

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

APRENDENDO A PERDOAR

 


Perdoa as nossas dívidas, assim como
 perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6.12).

Provavelmente uma das maiores dificuldades para qualquer ser humano é conseguir perdoar. Passar por cima de sentimentos que consomem nossos corações e mentes por termos sido magoados e decepcionados por pessoas muitas vezes as quais tínhamos em grande estima ou confiança.

Em uma resposta que deu ao apóstolo Pedro ao ser questionado sobre o assunto, Jesus afirmou que o perdão deve ser dado integralmente ao nosso próximo, não sete vezes, mas setenta vezes sete, e assim fez com que os discípulos entendessem que devemos perdoar independentemente da quantidade de vezes que formos magoados. Mas, ainda assim, sofremos para perdoar e continuamos cultivando uma raiz de amargura no coração.

O grande problema é que quem mais sofre nessa situação é aquele que não consegue perdoar, pois passa a vida relembrando a situação e se magoando novamente. Nós também estávamos em dívida com Deus, o ofendemos por caminharmos na direção do que é mau. Mas em Jesus fomos perdoados, pois ele mesmo pagou o preço de nossos erros naquela cruz. Que o amor de Jesus o inspire e o auxilie a superar tais situações e que você consiga a cada dia aprender a perdoar. Peça a Deus para que no dia de hoje você consiga liberar o perdão. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 16/02/23

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

COMPROMISSO COM NECESSIDADES

 


Dá-nos hoje o nosso
 pão de cada dia.” (Mateus 6.11).

Quando nos pegamos chateados e insatisfeitos com Deus por não conseguirmos ter algo que gostaríamos, geralmente isso diz respeito a alguma coisa desnecessária, um desejo ou uma vontade, muitas vezes até legítima, de nosso coração, mas não necessidade básica. O problema é que essa sensação nos impede de ter um coração agradecido a Deus pelo seu cuidado e sustento.

Ensinando os discípulos a orar, Jesus mostra a importância da gratidão a Deus pelo seu sustento diário, aparentemente simples, porém, constante. Ao orarmos pelo pão de cada dia oramos pelas necessidades mais básicas, aquilo que de fato precisamos. E o que há de mais especial nisso é que, como ouvi certa vez de um pastor e carrego em meu coração, Deus não tem compromisso em realizar todos os nossos desejos e vontades, até porque como o coração é enganoso, nossas próprias vontades podem se configurar em coisas ruins para nós mesmos. Mas ele tem um compromisso com as nossas necessidades.

Tenha sempre seu coração grato pois ele não nos desampara. Que você possa perceber o cuidado de Deus mesmo nos eventos mais simples de sua vida, que seus olhos se abram para ver os grandes, mas também os pequenos milagres que ele realiza em você. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 15/02/23

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

A MELHOR VONTADE

 


Venha o teu Reino; seja feita a tua
 vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6.10).

Você sabe de fato diferenciar em todas as situações o que é melhor e o que é pior para você? Muitas vezes tenho a sensação de que algo que eu queria tanto e achei que seria a melhor decisão para mim, na realidade não foi assim tão bom. Em outros momentos, algo que à primeira vista podia ser considerado negativo, se tornou a melhor coisa que poderia ter acontecido e teve papel fundamental para a minha história de vida como um todo.

Isso acontece porque nosso coração muitas vezes nos engana e nem sempre a nossa vontade é o melhor caminho. Pelo fato de nosso coração ser enganoso não conseguimos ter uma visão clara sobre nossa própria vida e, muitas vezes, ficamos cegos por conta das circunstâncias, e nossa percepção limitada diante do todo faz com que muitas de nossas escolhas, sejam escolhas ruins.

Jesus nos ensina a conversarmos com o Pai pedindo que seja feita não a nossa vontade, mas a vontade dele, pois a vontade de Deus, conforme a sabedoria bíblica, é boa, perfeita e agradável. É verdade, nem sempre a gente entende, nem sempre a gente compreende, muitas vezes a gente nem gosta, mas ainda assim é o melhor caminho, pois continua sendo boa, perfeita e agradável. Renda-se à vontade de Deus. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 14/02/23

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

ENTENDENDO QUEM DEUS É

 


Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás
 nos céus! Santificado seja o teu nome.” Mateus 6.9

Ao ensinar os discípulos a conversarem com o Pai, Jesus começa com expressão de intimidade. A palavra hebraica Aba, que comumente traduzimos como pai, não só expressa carinho e intimidade, seria como usar um diminutivo para demonstrar afetividade, algo como papai ou paizinho. Ele faz isso para que percebamos que podemos ter relação de proximidade e amor com ele, e é isso que ele quer de nós. Deus não nos criou e depois virou as costas; ele nos ama intensamente.

Mas, ao afirmar que esse Pai querido com quem devemos buscar intimidade está nos céus, ele nos apresenta o quão poderoso ele é e nos faz vislumbrar o seu poder. O Criador é aquele que pode fazer infinitamente mais do que aquilo que podemos pedir ou imaginar. No momento em que não temos mais o que fazer, ele pode fazer o impossível.

Quando entendemos isso tudo, o simples fato de abrirmos a boca para dizer “Pai nosso, que estás nos céus” constrange o nosso coração, já que aquele que é o criador de todo o universo se importa em ter relacionamento próximo conosco, por mais insignificantes que sejamos. Assim é o nosso Deus, amoroso e poderoso. Que você possa perceber esse amor e poder movendo cada detalhe de sua vida. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 13/02/23

domingo, 12 de fevereiro de 2023

FAÇA PARA DEUS

 


Mas quando você der esmola, que a sua mão
 esquerda não saiba o que está fazendo a direita...” (Mateus 6.3).

É comum praticarmos boas ações na expectativa de que os outros notem e nos valorizem. É comum darmos muita importância ao que vão dizer e pensar a nosso respeito e isso nos leva a uma busca incessante por sermos admirados. O problema é que dessa maneira nos decepcionamos. Pois quando fazemos algo para agradar outras pessoas e elas nem sequer notam o que fazemos, a tendência é nos frustrarmos.

Assim, nossas boas ações correm até mesmo o risco de se tornarem uma extensão do nosso egoísmo. Vi na televisão uma reportagem que contava a história de uma jovem adolescente que fazia bonito trabalho entre as crianças de uma comunidade carente. Quando perguntada pela repórter sobre o motivo daquelas atitudes, ela respondeu: “Quando eu faço isso, eu me sinto bem”. A resposta foi sincera, pois no momento em que aquilo não trouxesse mais a sensação de bem estar, ela deixaria de fazer.

Jesus diz que ao fazermos o bem, não devemos fazer para obter admiração ou satisfação momentânea, mas que façamos para Deus, pois ele está vendo os nossos passos. Que cada atitude sua seja para glorificar o Deus que lhe criou; assim você nunca será frustrado, pois ele conhece a sinceridade do seu coração e estará sempre com você. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 12/02/23


sábado, 11 de fevereiro de 2023

AMANDO OS INIMIGOS

 


Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos
 e orem por aqueles que os perseguem...” (Mateus 5.44).

Provavelmente um dos ensinamentos de Jesus mais difíceis de se obedecer, e até mesmo de se entender, é o de amarmos os nossos inimigos. Como pode ser possível amar alguém que tenta nos prejudicar, que trama para o nosso mal? Somos incapazes disso, certo? O grande problema talvez esteja na nossa compreensão de amor. Aprendemos com os contos de fada, com romances mais vendidos e com as séries do Netflix, que o amor é um sentimento colorido, cheio de fogos de artifício e que surpreende o nosso coração.

A espiritualidade cristã nos ensina que amor não diz respeito a sentimentos e sim a atitudes. É a decisão de fazer o que é certo, a decisão de fazer o bem. Isso nós podemos fazer todos os dias. Com as nossas atitudes decidirmos amar. Pois, apesar de nossos erros e falhas, Deus decidiu nos amar. A atitude dele foi entrar na história, na pessoa do próprio Jesus e demonstrar esse amor. “Pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito...” (Jo 3.16). O amor de Deus é amor atitude.

Que suas ações possam demonstrar o amor que você tem aprendido de Deus. Que possa haver disposição do seu coração, de amar com o amor com o qual você foi amado por Deus. Decida demonstrar amor, porque amor não é sentimento; é atitude. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 11/02/23

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

CATIVANDO OS OUTROS

 


Vocês são a 
luz do mundo.” (Mateus 5.14).

Muitas vezes quando nos relacionamos com Deus pensamos mais nas bênçãos e privilégios por conta desse relacionamento nas mais variadas áreas da nossa vida. Porém, muitas vezes nos esquecemos das responsabilidades que vêm junto. Somos chamados para ser a luz do mundo e iluminar toda a escuridão ocasionada pela presença do mal à nossa volta.

O grande problema é que constantemente nos omitimos dessa responsabilidade e, ao invés de iluminarmos tudo e todos ao nosso redor, é como se colocássemos essa luz onde ninguém pudesse ver. Agindo dessa maneira cometemos os mesmos erros que o povo de Israel, conforme relatado no Antigo Testamento. Deus escolheu um homem chamado Abrão, prometeu abençoá-lo e deu a ele e à sua descendência a responsabilidade de abençoar as demais nações. Porém, o povo de Israel se agarrou à bênção e se esqueceu de sua responsabilidade.

Eu e você, enquanto igreja de Cristo, temos hoje esta mesma responsabilidade de abençoar e cativar aqueles que estão à nossa volta, de maneira que eles possam ser impactados pelo poder de Deus e também glorificá-lo. Viva essa responsabilidade! Seja luz nos lugares onde Deus tem te colocado e diante das pessoas que estão ao seu lado. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 10/02/23

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

FAZENDO A DIFERENÇA

 


Vocês são o sal da terra. Mas se o sal
 perder o seu sabor, como restaurá-lo?” (Mateus 5.13).

Muitas pessoas acreditam que depois de ter tido um encontro com Jesus, e de terem se tornado seus discípulos, devem passar a viver isolados do mundo, dentro de uma redoma, tomando cuidado para não se contaminar, esperando ansiosamente o dia em que seus olhos se fecharão para o aqui e agora e se abrirão para a eternidade.

Jesus, porém, desafia seus discípulos a perceberem que eles devem fazer mais do que se contentar em ter um endereço no céu; devem fazer a diferença onde estão, trazendo princípios e valores do Reino de Deus para a sociedade e influenciar o mundo ao seu redor. O sal é aquilo que conserva, que tempera, e da mesma maneira devemos conservar vivos os princípios e preceitos de Deus, bem como influenciar outros nesta mesma direção. Nas palavras do apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses, devemos colocar em prática, em ação, a nossa salvação.

Que você possa viver a cada dia consciente do chamado de Jesus para fazer a diferença onde ele tem lhe colocado, em sua família, trabalho, escola ou faculdade. Gradativamente as suas pequenas atitudes poderão transformar não apenas o ambiente onde você está, como também a vida das pessoas à sua volta. Pense nisso! Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 09/02/23

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

AGENTES DA PAZ

 


Bem-aventurados os pacificadores,
 pois serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5.9).

Você já percebeu que a paz nunca é vivenciada de maneira completa e global em nosso mundo? Quando um conflito que se vem arrastando há anos enfim termina, em outro lugar começa mais um. Quando não são as guerras pelas ideologias mais diversas sendo travadas entre nações ou grupos diferentes dentro de um país, a falta de paz também é perceptível na violência das cidades e nas atrocidades que muitas vezes assistimos no noticiário.

Jesus afirma que felizes são aqueles que buscam promover a paz. Porém, só podemos vivenciar plenamente a paz a partir de um relacionamento íntimo e sincero com ele. Como já dizia o refrão de um antigo cântico, até hoje entoado pelas crianças nas igrejas, “a verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus”. A sabedoria bíblica apresenta Jesus como o Príncipe da Paz, por isso, para experimentar paz real, precisamos aprender dele.

A paz que vem de Deus, aquela que excede todo o entendimento e a razão, não depende de circunstâncias. Ainda que não haja motivo para se sentir em paz por conta das adversidades e lutas próprias do cotidiano, ainda assim podemos vivenciá-la. Que você possa experimentar essa paz e se tornar um agente dela em todas as esferas de sua vida e em cada relacionamento seu. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 08/02/23

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

PUREZA DE CORAÇÃO

 


Bem-aventurados os puros de
 coração, pois verão a Deus.” (Mateus 5.8).

Lembro-me de quando meu filho mais velho era pequeno e me fazia perguntas sobre Jesus. Não, não eram questões teológicas, eram mais perguntas do tipo: Quão forte Jesus é? Ele é mais forte que o Hulk? Com qual super-herói ele se parece? Ele sabe voar? Qual carro ele usa? Ele tem espaçonave? Se ele era um bebê, por que trouxeram de presente para ele ouro, incenso e mirra em vez de chupeta, fralda e mamadeira?

Ao mesmo tempo em que me divertia, muitas vezes ficava sem saber muito bem como responder, e até hoje, conversando com algumas crianças, fico impressionado com a capacidade delas em demonstrar, a partir de sua pureza de coração, uma fé tão sincera, singela e simples.

Jesus diz que felizes são os puros de coração, pois verão a Deus. Não sei como meu filho imaginava Jesus quando me fazia aquelas perguntas. Acredito que na cabeça dele e na de muitas crianças até hoje, Jesus seja verde, forte, com uma capa vermelha, um cinto de utilidades, vive voando por aí em uma nave, mas que sempre estará presente quando precisarem. Que seu coração possa ser tão puro como o de uma criança e que você possa ver Deus agindo em cada momento. Que você perceba a presença dele a todo instante e se deixe guiar por ela. Que você seja conduzido pelo Senhor na direção da maturidade!

Extraído do livreto Cada Dia – 07/02/23