terça-feira, 21 de março de 2023

A DOXOLOGIA DA ORAÇÃO

 


[pois teu é o reino, o poder e
 a glória para sempre. Amém]!” (Mateus 6.13).

Chegamos à conclusão da oração do Pai Nosso, que termina com uma linda doxologia, expressão de louvor, honra e glória a Deus, que mesmo não constando dos textos originais é muito propícia e se encaixa perfeitamente ao espírito da oração ensinada por Jesus. William Hendriksen, teólogo holandês, entende que ela é importante e deve ser estudada, e diz: “Assim, considerando que as palavras da doxologia, em todo e qualquer caso, estão em plena harmonia com o restante da Bíblia, e que se constituem em uma conclusão eminentemente adequada para essa oração, é justo apresentar umas poucas palavras de interpretação a essa doxologia”.

A doxologia expressa a grandeza de Deus quanto à sua honra, ao seu poder e ao seu reino. Toda a ênfase está focada no ser de Deus. É justo que o suplicante, depois de ter feito essa oração e apresentado petições diante desse Pai amoroso, reconheça que a resposta não é devida a nenhum mérito pessoal, mas tão somente à interferência graciosa e poderosa de Deus, logo, somente a ele é devida a exaltação que a doxologia propõe.

A doxologia ensina que somente a Deus é devida a exaltação proposta. Deus é o Todo-Poderoso e está revestido de glória e majestade, podendo receber toda a adoração de suas criaturas. Assim, somente a Deus toda glória!

Extraído do livreto Cada Dia – 21/03/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário