domingo, 26 de março de 2023

ALTRUÍSMO

 


Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.” (João 19.27).

João estava ao lado de Maria e também estava sofrendo, pois era um dos discípulos mais chegados de Jesus e o amava profundamente. Experimentou momentos ímpares junto com o seu mestre. Jesus vê João, sabe que ele está sofrendo. João já tinha passado por mudanças profundas em seu ser. Jesus quer consolar a João. Então pede a ele para tomar conta de sua mãe. O texto nos indica que João ouviu e atendeu as palavras de Jesus, pois a tomou e a levou para casa.

Com essa atitude Jesus demonstra a grandeza do seu amor. Estava morrendo, sentindo dores terríveis, mas foi incapaz de demonstrar qualquer sentimento de egoísmo ou de ingratidão. Mostra todo o seu altruísmo e autoriza que a sua mãe seja, a partir daquele momento, a mãe de seu amigo.

Agora, João ficaria mais consolado, teria sempre ao seu lado a mãe do seu maior amigo. Tudo isso contribuiu para o enriquecimento do caráter emocional dele, tornando-o o mais amoroso dos discípulos. No final da sua vida escreveu três cartas que destilam amor e, na conclusão da última carta, pede que os irmãos sejam saudados nome por nome. Para João as pessoas não são coisas, não são números, mas sim seres criados à imagem de Deus e devem ser amadas. Devem ser tratadas como filhinhos. Que essas palavras nos ensinem a sermos altruístas.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/03/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário