-
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” (Mateus 5.7).
Misericórdia é uma virtude que não tem muito espaço atualmente, visto que a filosofia predominante é a do individualismo frio e egoísta. William Hendriksen, teólogo holandês, disse: “Misericórdia é amor demonstrado em favor de quem vive em desgraça, e um espírito perdoador para com o pecador. Ela abrange tanto um sentimento de bondade quanto um ato bondoso”.
A misericórdia é uma virtude essencialmente cristã. Na lista das quatro virtudes cardeais dos romanos temos: “Sabedoria, justiça, temperança e coragem”. Não há misericórdia, pois a misericórdia sempre foi vista como atitude dos fracos, pois só os fracos tendem a esse tipo de sentimento. Jesus fez questão de colocar a misericórdia na lista das bem-aventuranças. Ter uma atitude misericordiosa significa agir em função da necessidade do outro, ensina que é preciso deixar de olhar para cima, para os ricos e abastados; misericórdia se conjuga olhando para baixo, para aqueles que têm menos, aqueles que não têm nada.
John MacArthur, pastor norte-americano, disse: “Em outras palavras, Jesus estava lhes dizendo: As pessoas no meu reino não recebem; elas dão. As pessoas no meu reino não se colocam acima das outras – são pessoas que se curvam para ajudar”. Ser uma pessoa misericordiosa é amar e viver em função da necessidade do outro.
Extraído do livreto Cada Dia – 05/03/23
Nenhum comentário:
Postar um comentário