segunda-feira, 20 de março de 2023

LIVRES DO MAL

 


E não nos deixes cair em tentação;
 mas livra-nos do mal...” (Mateus 6.13).

Na mesma petição Jesus ensina a necessidade de pedirmos a Deus que não caiamos em tentação e também a sermos livres do mal: “Mas livra-nos do mal”. Aqui a ênfase dada por Jesus é que o mal seja afastado de nós, que não precisemos enfrentar o mal ou passar por ele. Os estudiosos bíblicos entendem que a expressão mal, aqui, se refere a Satanás e não ao mal de forma genérica, logo, a proteção solicitada é contra os ataques de Satanás e seus demônios.

Precisamos ser protegidos contra esse mal, pois não podemos enfrentar as hostes demoníacas e nem precisamos. Jesus Cristo já as venceu na cruz do Calvário, por isso o apóstolo Paulo diz: “E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. Jesus estava ensinando aos seus discípulos que a petição tem dois motivos importantes.

Primeiro precisamos ser fortalecidos por Deus para enfrentar as tentações que nos assolam e, uma vez vencendo as tentações, em segundo lugar devemos pedir que ele nos livre de todo mal, mas, principalmente, do mal espiritual, dos ataques de Satanás e dos dardos inflamados do maligno. Assim, não cedemos ao mal moral, ao pecado que habita em nós, e ficamos livres do mal espiritual, do maligno, o mal que habita fora de nós.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/03/23


Nenhum comentário:

Postar um comentário