segunda-feira, 13 de março de 2023

NOME SANTO

 



Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que
 estás nos céus, santificado seja o teu nome;” (Mateus 6.9).

A oração do Pai Nosso é dividida em três partes. A primeira é a invocação “Pai nosso que estás nos céus” e as duas outras são as petições, que ao todo são seis. As três primeiras petições referem-se à pessoa de Deus; seu nome, seu reino e a sua vontade e as três últimas às necessidades humanas; o pão de cada dia, o perdão dos pecados e a proteção contra o mal.

A primeira petição evoca o santificar o nome de Deus. William Hendriksen, teólogo holandês, comenta: “Santificar o nome de Deus significa ter reverência por ele, por isso, reverenciar a Deus, honrá-lo, glorificá-lo e exaltá-lo”. O nome de Deus tem a ver com o próprio ser de Deus. Não representa apenas um título para distinguir uma pessoa. Moisés perguntou a Deus qual era o seu nome, Deus disse: “Eu Sou o Que Sou”. Santificar o nome de Deus é santificar o próprio Deus.

A santidade de Deus deve ser o nosso modelo, o nosso alvo a ser buscado. Jesus afirmou que devemos ser santos, assim como o nosso Pai celestial é santo. Santificar o nome de Deus não é fazer Deus mais santo, mas sim fazer com que a nossa vida seja santa por causa da santidade de Deus. Quando pedimos que o nome de Deus seja santificado, afirmamos que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para viver de acordo com a santidade de Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 13/03/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário