terça-feira, 2 de maio de 2023

CASAMENTO, IDEIA DE DEUS

 


Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2.18).

O casamento não é uma invenção humana, mas uma ideia divina. Seis lições podem ser aprendidas acerca da instituição do casamento. Primeira, o casamento é o remédio divino para a solidão humana (Gn 2.18). Foi Deus quem diagnosticou a solidão em Adão e deu o remédio para saná-la. Segunda, o casamento é iniciativa divina e não uma busca humana (Gn 2.18b,21). Foi Deus quem fez para Adão uma auxiliadora idônea. Deus fez Adão dormir e quando ele acordou estava ao seu lado uma linda mulher.

Terceira, o casamento é cooperação e não competição (Gn 2.18-20). A mulher é uma cooperadora idônea e não uma competidora voraz. Quarta, o casamento deve ser marcado pelo companheirismo (Gn 2.21). A mulher não foi tirada da cabeça do homem para mandar nele, nem dos pés do homem para ser um capacho dele. Foi tirada da costela para estar ao lado dele, ser amparada por ele e ser o centro de seus afetos.

Quinta, o casamento deve ser o palco de profunda declaração de amor (Gn 2.23). Adão prorrompeu numa exclamação de efusivo amor: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne...”. Sexta, o casamento é uma aliança para toda a vida (Gn 2.24). O homem deixa pai e mãe para unir-se à sua mulher, e assim, os dois se tornam uma só carne. Valorize seu casamento!

Extraído do livreto Cada Dia – 02/05/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário