domingo, 28 de maio de 2023

QUEM AMA, EDUCA

 


E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6.4).

O apóstolo Paulo trata, neste texto, do compromisso dos pais em relação aos filhos. Verdades preciosas são ensinadas aqui. A primeira delas é que os pais não devem provocar seus filhos à ira, sendo fonte de estresse para eles. Os filhos não devem ficar irritados e desanimados. A segunda verdade é que compete aos pais criar os filhos. Cabe aos pais dar aos filhos provisão, proteção e educação. Os filhos não podem cuidar de si mesmos. Precisam de pais que os formem para a vida.

A terceira verdade é que os pais devem criar os filhos na disciplina do Senhor, ou seja, os filhos não podem crescer rebeldes, insubordinados. Eles precisam de instruções e limites. Precisam saber que a desobediência exige correção.

A quarta verdade é que os pais devem criar os filhos na admoestação do Senhor. Isso significa confronto verbal. A palavra de Deus deve ser ensinada e aplicada à vida dos filhos. Em havendo negligência ou transgressão, cabe aos pais chamar os filhos à ordem para que se adequem aos ensinamentos divinos. Finalmente, o texto acima nos ensina que devemos instruir os filhos espiritualmente. Precisamos criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor. Nossos filhos precisam conhecer o Senhor e serem mais filhos de Deus do que nossos filhos.

Extraído do livreto Cada Dia – 28/05/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário