sexta-feira, 30 de junho de 2023

OS MILAGRES CONTINUAM

 


Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez.” (João 21.25).

João encerra sua exposição do Evangelho afirmando que se todos os feitos de Jesus fossem relatados, não caberiam no mundo inteiro os livros que seriam escritos (Jo 21.25). Sob o ponto de vista literário, ele utilizou o que é conhecido como hipérbole. Isto é, uma ênfase expressiva que amplifica um significado. O brilhantismo do autor é mais do que figura de linguagem, trata-se do reconhecimento de que a totalidade da glória de Jesus não cabe em um registro.

Quando observamos os relatos bíblicos acerca dos milagres de Jesus, encontramos três grupos de pessoas. O primeiro, formado pelos que observam os milagres. Estão ali no meio da multidão, esse é o grupo dos espectadores. O segundo grupo, das que criticavam os milagres. Estão à espreita, observando cada detalhe, questionando. Esse é o grupo dos opositores. O terceiro grupo é formado por aqueles que viviam os milagres. Aquelas pessoas que não apenas ouviram falar de alguém capaz de curar, mas foram as receptoras do milagre. Este é o grupo dos adoradores.

Historicamente as pessoas têm assumido as mais diversas posturas diante de Deus. Seja qual for o grupo ou mesmo a situação, Jesus não pode ser resumido a um currículo de milagres. Ele fez muito mais do que se pode registrar e, acredite, continua fazendo.

Extraído do livreto Cada Dia – 30/06/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário