quinta-feira, 13 de julho de 2023

DEUS É JUSTO

 


Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras.” (Salmo 145.17).

Afirmar que Deus é justo é afirmar que ele sempre age de acordo com o que é certo. Este atributo se relaciona estreitamente com a sua santidade. O Deus santo não pode permitir que sua santidade seja manchada pelo homem. As Escrituras Sagradas estão repletas de declarações sobre a justiça divina. Por exemplo, o salmista declara: “Justiça e juízo são a base do teu trono...” (Sl 89.14). E Deus diz de si mesmo: “...eu, o Senhor, falo a verdade e proclamo o que é direito.” (Is 45.19).

Por ser justo, Deus deve punir o pecador. Lemos em Êxodo 34.6,7 que Deus perdoa a iniquidade, mas não inocenta o culpado. Deus não poderia simplesmente ignorar o pecado e perdoar, porque isso não seria justo. Como, sendo ele justo, poderia justificar o ímpio? Como Deus pode perdoar um pecador sem aplicar a lei e não ser injusto?

A solução para esse dilema é que alguém deveria pagar o preço. A justiça de Deus precisava ser feita e a cruz foi a solução. A obediência de Cristo e seu sacrifício satisfizeram a ira de Deus que estava sobre nós. A justiça foi feita. Cristo é a nossa justiça. Então podemos nos regozijar na certeza que em Cristo fomos justificados e perdoados. A justiça foi perfeitamente feita. “Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8.1).

Extraído do livreto Cada Dia – 13/07/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário