segunda-feira, 25 de setembro de 2023

ABSALÃO FURTA O CORAÇÃO DO POVO

 


Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei [...] e, assim, ele furtava o coração dos homens...” (2 Samuel 15.6).

Depois da recepção gelada de Davi e após cinco anos de espera de Absalão pela restauração do relacionamento com o pai, vendo logrados seus intentos, Absalão vai para a praça da cidade a fim de furtar o coração do povo. Mesmo Davi sendo um homem perspicaz, capaz de farejar qualquer conspiração, nada fez para estancar a rebelião que ia se formando debaixo de seus olhos. Absalão conversava com o povo que vinha trazer suas demandas ao rei.

Quando as pessoas se inclinavam diante dele, ele as erguia e as abraçava. Quando as pessoas expunham suas causas, ele dizia a elas que a causa era justa, mas não havia ninguém interessado em fazer justiça no governo de seu pai. Dizia ao povo que se ele fosse o rei, haveria justiça em Israel e ninguém seria injustiçado. Dessa maneira, Absalão furtava o coração do povo, na mesma medida em que ia engrossando as fileiras dos descontentes contra o governo de Davi.

Absalão é como um político populista. Discursa em favor do povo, mas quer usar o povo para atingir seus propósitos inconfessos. Manipula o povo para escravizá-lo. Engana o povo para aliciá-lo. Absalão é uma mentira. No seu coração há um poço de ódio e não uma fonte de amor. Seu propósito não é socorrer o povo, mas assumir o poder para usurpar o trono do pai.

Extraído do livreto Cada Dia – 25/09/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário