terça-feira, 12 de setembro de 2023

DAVI E A BONDADE A MEFIBOSETE

 


Morava Mefibosete em Jerusalém,
porquanto comia sempre à mesa do rei.” (2 Samuel 9.13).

Um dos gestos mais nobres de Davi, o homem segundo o coração de Deus, foi sua fidelidade à aliança firmada com seu amigo Jônatas. Davi jurara preservar a família de Jônatas ao se tornar rei de Israel. Agora, consolidado o seu reino, Davi procura saber se existe alguém da casa de Saul para usar de bondade. É informado que Mefibosete, filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés desde os cinco anos, vive na cidade de Lo-Debar, como um exilado de esperança.

A cultura da época permitia que o novo monarca eliminasse todos os membros da dinastia anterior. Davi mandou chamá-lo e acalmou o coração dele, dizendo que sua intenção não era tirar sua vida, mas honrá-lo. Davi devolveu a Mefibosete as terras de Saul, provendo-lhe farta renda e acolheu-o como a um filho, dando-lhe a honra de morar no palácio real e assentar-se à mesa com ele e seus filhos.

Mefibosete via a si mesmo como um cão morto, mas Davi o distinguiu como um príncipe. Mefibosete esperava a morte, mas Davi abriu-lhe as portas do palácio e o cumulou de honras. O gesto de Davi retrata o significado da graça de Deus por nós. Estávamos perdidos e fomos achados; éramos escravos do medo, e agora, estamos livres. Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, e agora, recebemos vida. Oh, sublime graça, maravilhosa graça!

Extraído do livreto Cada Dia – 12/09/23


Nenhum comentário:

Postar um comentário