segunda-feira, 9 de outubro de 2023

COMO TRATAR O INIMIGO

 

... orai pelos que vos perseguem;” (Mateus 5.44b).

Um cristão apesar de todos os seus esforços para viver de forma íntegra, tratar bem a todos, respeitar e servir ao próximo, haverá de experimentar a fúria de pessoas que assumem uma postura de hostilidade e beligerância. Não por qualquer descuido ou erro cometido e, porventura, não reparado, simplesmente por assumir e procurar praticar os valores do reino de Deus.

Jesus nos alertou acerca da postura agressiva do mundo. No derradeiro encontro, no cenáculo, onde preciosos ensinamentos foram transmitidos antes que fosse preso, condenado e executado, o Senhor Jesus alertou seus discípulos sobre a disposição do mundo. Disse Jesus: “se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso o mundo vos odeia (Jo 15.19).

Como, pois, devemos proceder para com aqueles que nos odeiam e, portanto, nos perseguem? A resposta alinhada com o ensinamento do nosso Salvador é: orar (Mt 5.44b). Devemos apresentar a Deus aqueles que nos afligem, caluniam, tentam prejudicar e agem para conosco desprovidos de amor. Não devemos nos vingar (Rm 12.19a), proferir impropérios ou maldizer (Tg 3.9,10), adotar qualquer procedimento de retribuição do mal com o mal (Rm 12.17). Orar por nossos inimigos é o caminho ensinado por Cristo.

Extraído do livreto Cada Dia – 09/10/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário