quinta-feira, 12 de outubro de 2023

ORAÇÃO MODELO

 


Portanto, vós orareis assim...” (Mateus 6.9a).


Você conhece alguém que não consegue expor o que pensa? Que tem dificuldade de se expressar ou possui limitações para a apresentação lógica de suas ideias? Geralmente tais pessoas iniciam um diálogo com determinado assunto e passam para outro sem a finalização do tema inicial. Creio que não seja exagero afirmar que tal experiência não é algo agradável.

Há uma concepção equivocada, porém, muito comum no cenário evangélico, de que a oração que agrada a Deus é uma apresentação de crenças, sentimentos, petições e agradecimentos, oração essa desprovida de qualquer ordem lógica. Segundo os defensores da chamada “espontaneidade espiritual”, qualquer apresentação de estrutura ou forma, para a prática da oração, causaria esfriamento espiritual.

Visando livrar seus discípulos do erro, Jesus ensinou um modelo de oração que deve pautar a vida de seus seguidores. A oração tem de ser direcionada exclusivamente a Deus (Mt 6.9a). Os primeiros assuntos a serem apresentados devem versar sobre a glória do Senhor (Mt 6.9b,10), somente então os assuntos de interesse pessoal devem ser mencionados 
(Mt 6.11-13). O modelo apresentado pelo nosso Salvador não deve ser reproduzido de forma automática e irrefletida, porém, com correta compreensão dos princípios apresentados.

Extraído do livreto Cada Dia – 12/10/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário