terça-feira, 19 de dezembro de 2023

NATAL, HERODES SE ENFURECE

 



Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém...” (Mateus 2.16).

Herodes, o Grande, foi nomeado rei de Israel pelo imperador César Augusto e pelo Senado romano. Foi um exímio administrador. Ampliou o templo de Jerusalém, construiu o porto de Cesareia, a fortaleza de Massada e também fez muitas outras obras portentosas. Porém, era um homem assaz violento e tinha muito medo de perder o poder. Logo que subiu ao trono mandou matar mais da metade do Sinédrio judaico. Casou-se nove vezes e muitos membros de sua família foram assassinados por ele. Era um homem truculento e perverso.

Logo que os magos chegaram do Oriente perguntando onde estava o recém-nascido, rei dos judeus, ele se alarmou e com ele toda a Jerusalém. A cidade inteira sabia das atrocidades cometidas por Herodes e do que ele era capaz de fazer sempre que, em sua cabeça, alguém se levantava para competir com ele pelo trono. Foi por essa causa que ele tentou enganar os magos para obter informações privilegiadas, a fim de matar a criança recém-nascida.

Como os magos não se prestaram ao seu nefasto propósito, Herodes mandou matar todas as crianças de dois anos para baixo, de Belém e dos arredores. Seu plano sanguinário, porém, não prosperou porque, por divina advertência, José já tinha ido com Maria e o bebê para o Egito. Os planos de Deus não podem ser frustrados!

Extraído do livreto Cada Dia – 19/12/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário