sábado, 20 de janeiro de 2024

BARNABÉ, UM HOMEM SINGULAR

 


Porque era homem bom, cheio
do Espírito Santo e de fé.” (Atos 11.24).

Barnabé é um dos líderes mais destacados da igreja primitiva. Sendo o filho da consolação, fez jus ao seu nome, pois no seu ministério sempre investiu na vida de pessoas para encorajá-las. Ele socorreu os pobres da igreja de Jerusalém vendendo uma propriedade e entregando os valores aos apóstolos para assistir os santos. Ele investiu na vida de Saulo apresentando-o aos apóstolos, a fim de que fosse acolhido na igreja de Jerusalém. Ele buscou Saulo em Tarso e o trouxe para Antioquia da Síria para auxiliá-lo no pastoreio da igreja.

Ele participou com Saulo da primeira viagem missionária. Ele investiu no jovem Marcos quando Paulo não aceitou levá-lo na segunda viagem missionária. Lucas, numa síntese magistral, elenca três atributos de seu caráter: Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. O único homem chamado de bom nas Escrituras é Barnabé. Ele sempre cuidou de pessoas. Sempre investiu em relacionamentos. Sempre garimpou talentos.

Barnabé ainda era um homem cheio do Espírito Santo. 
A força propulsora de sua vida estava ancorada no Espírito Santo e não em suas habilidades. Por fim, Barnabé era um homem cheio de fé. Ele foi salvo pela fé, vivia pela fé e caminhava de fé em fé. Seu exemplo nos inspira, seu legado nos abençoa.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/01/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário