-
“... mas Deus estava com ele e livrou-o de todas as suas aflições...” (Atos 7.9,10).
José era bisneto de Abraão, neto de Isaque, filho de Jacó e pai de Manassés e Efraim. Filho amado de Jacó e Raquel, foi odiado pelos seus irmãos. Odiaram-no não pelos seus pecados, mas por suas virtudes. José foi vendido por seus irmãos para uma caravana de ismaelitas que rumava para o Egito. Depois foi revendido no Egito para Potifar, alto oficial de Faraó. José foi promovido a mordomo da casa de Potifar e levou seu patrão a um novo patamar de sucesso.
José foi assediado pela mulher de Potifar, sem jamais ceder aos apelos de sua patroa. José foi acusado por ela e lançado na prisão mesmo sendo inocente. Ele passou os melhores anos de sua juventude em prisões imundas. Em todas essas circunstâncias, Deus era com ele e o livrou de todas as suas aflições. Deus foi com José na casa de seu pai e na casa de Potifar. Deus foi com José na prisão. Deus foi com José quando ele foi promovido a governador do Egito. Deus foi com José quando ele trouxe sua família para a terra de Gosen.
Os sofrimentos de José foram pedagógicos. Por intermédio dessa providência carrancuda, Deus estava forjando esse jovem para salvar o mundo da fome. As agruras pelas quais passou tonificaram as musculaturas de sua alma, preparando-o para ser o governador do maior império do mundo.
Extraído do livreto Cada Dia – 14/01/24
Nenhum comentário:
Postar um comentário