segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

FAZER E ENSINAR, EIS O PADRÃO

 


Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e ensinar…” (Atos 1.1).

Lucas era médico e historiador. Natural de Antioquia da Síria, foi o único escritor gentio do Novo Testamento. Sua obra foi composta em dois volumes: o Evangelho de Lucas e o livro de Atos dos Apóstolos. No primeiro volume ele relatou toas as coisas que Jesus começou a fazer e ensinar. Em Atos ele dá prosseguimento ao que Jesus continuou a fazer por intermédio da igreja, pela ação do Espirito Santo.

O método usado por Jesus foi primeiro fazer, depois ensinar. Essa metodologia não pode ser alterada. O ser vem antes do fazer. A vida precede o ensino. A realização é o fundamento do ensino. Jesus não foi um alfaiate do efêmero, mas o escultor do eterno. Seus ensinamentos não foram divorciados de sua prática. Ele andou por toda parte fazendo o bem e libertando os oprimidos do diabo: os cegos viram, os surdos ouviram, os mudos falaram, os coxos andaram e os mortos ressuscitaram.

Jesus ensinava não como os escribas e fariseus, mas como quem tem autoridade. Sua doutrina estava ancorada em seu exemplo. Seus ensinos eram respaldados pelas suas obras. Jesus era o avalista de suas próprias palavras. Hoje, de igual modo, temos o desafio de seguir a mesma toada. Nossas obras devem refletir nossa mensagem. Nossa mensagem deve referendar nossas palavras.

Extraído do livreto Cada Dia – 01/01/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário