-
“Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus...” (Atos 14.27)
Paulo e Barnabé foram enviados pela igreja de Antioquia da Síria para a primeira viagem missionária. Eles subiram as montanhas do Cáucaso e chegaram à Galácia do Sul. Ali pregaram o evangelho em Antioquia da Pisídia, Icônio, Derbe e Listra, plantando igrejas e estabelecendo liderança. Ali viram as maravilhas divinas confirmando a pregação e corações se rendendo a Jesus. Em Listra, Paulo foi apedrejado e retirado da cidade como morto. Porém, por intervenção divina, Paulo recobrou a vida e continuou seu trabalho missionário.
Ao retornarem à igreja enviadora, reuniram o povo de Deus para prestar um relatório. Apresentaram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé. Há espaço para testemunho na igreja, mas não há espaço para projeção humana na igreja. Eles não relataram quantas coisas eles fizeram, mas quantas coisas Deus fizera.
Quem faz a obra é Deus, somos apenas os instrumentos. Eles relataram como Deus abrira aos gentios a porta da fé. A salvação é, de fato, uma obra exclusiva de Deus. É ele quem dá o arrependimento para a vida e a fé salvadora. É Deus quem chama eficazmente e justifica. É Deus quem tira o tampão dos ouvidos, a venda dos olhos e troca o coração de pedra por um coração de carne. Tudo provém de Deus!
Extraído do livreto Cada Dia – 23/01/24
Nenhum comentário:
Postar um comentário