segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

CUIDANDO DA CULTURA

 


... ora, se o sal vier a ser insípido... Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” (Mateus 5.13).

Foi veiculada no Discovery Chanel uma matéria produzida pelo Planet Green intitulada: “Afar: terra de extremos”. Segundo a matéria, “a depressão de Afar, ao norte da Etiópia, é a região mais quente, inóspita e cientificamente valiosa da terra”. Uma equipe de especialistas variados trabalha para traçar a descrição completa desta província fantástica e dos seus habitantes. Um dos membros da equipe, o geólogo britânico Dougal Jerram afirmou: “Esta parte da África está literalmente se desfazendo”.

Pensando do ponto de vista moral e ético podemos assegurar, parafraseando Jerram, que a “sociedade humana está literalmente se desfazendo”. Basta uma análise superficial para perceber que valores como justiça, integridade, verdade, respeito, amor, deixaram há muito de fazer parte da agenda de muitas pessoas e de muitas instituições. Ao mesmo tempo, instituições como família, igreja, escola entre outras, claramente estão se deteriorando a cada dia.

Jesus Cristo disse aos seus discípulos: “Vós, sois o sal da terra”. Russell Champlin, teólogo norte-americano, afirmou: “A ideia geral é que o crente santificado deve possuir a realidade daquilo que professa”. Ser o sal da terra significa integridade, assim, o cristão tem de viver como cristão e cumprir o seu papel de salgar a terra e preservar os bons valores.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/02/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário