quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

O DEUS CRIADOR

 


Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” (Gênesis 1.31).

Deus criou todas as coisas. Ele é o legítimo dono de tudo. Deus é poderoso e tem o direito de governar todo o universo. Seus atributos: onipresença, onipotência, onisciência, eternidade, infinitude entre outros mostram a grandeza e o domínio de Deus sobre todo o universo e sobre todas as criaturas que existem. Tudo o que um dia teve começo, que foi criado, que veio à existência, que apareceu, somente veio porque Deus assim o quis.

Deus é a causa primeira da Filosofia, é a causa eficiente que tudo trouxe à existência, pelo seu imenso poder, sabedoria e graça, todas as coisas que existem. Segundo o filósofo grego Anaxágoras, Deus é o apeiron, o infinito, o divino, a essência que trouxe à existência todas as coisas, aquele que não tem princípio nem fim, pois Deus é eterno, não foi criado; criou tudo quanto existe.

Derek Thomas, pastor galês, afirmou: “Deus é soberano na criação, porque no princípio, Deus criou os céus e a terra.” Além de Deus, nada havia. E, depois, houve algo: matéria, espaço, tempo e energia. Estes vieram a existir ex nihilo - a partir do nada. A vontade de criar foi completamente de Deus. 
A execução foi totalmente sua. Não havia necessidade metafísica para criar; isso aconteceu por uma ação livre de Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 01/02/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário