-
“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança....” (Gênesis 1.26).
Toda a criação procede de Deus, que tudo criou do nada. Deus criou todas as coisas com a sua palavra de ordem: “Haja”, contudo, com respeito ao homem, houve uma mudança drástica no método criativo de Deus. Algumas coisas singulares quanto à criação do homem. Houve uma pausa no processo de criação, então disse Deus: “Façamos o homem”. Percebe-se aqui uma deliberação e uma profunda intimidade de Deus no ato da criação do homem, e é exatamente no ato criador de Deus que se pode encontrar o verdadeiro sentido e valor do homem. Ele foi criado conforme a imagem e a semelhança de Deus.
A imagem de Deus gravada no homem é o que faz o homem ser diferente de todas as demais criaturas. Essa imagem dá dignidade ao ser humano, pois ser conforme a imagem de Deus implica que o ser humano tem personalidade; o homem foi feito um ser pessoal com capacidade para se relacionar, principalmente com o próprio Deus.
A imagem de Deus no homem implica que ele é um ser espiritual, também é um ser livre que pode fazer escolhas, ademais, ele foi criado com a missão de governar todas as coisas criadas por Deus. Ele foi eleito por Deus para ser a coroa da sua criação. O homem é o administrador de Deus aqui na Terra. Ele foi destacado por Deus e se tornou o mais digno da criação.
Extraído do livreto Cada Dia – 04/02/24
Nenhum comentário:
Postar um comentário