terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

PERSONALIDADE DO HOMEM

 


Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da
terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida...” (Gênesis 2.7).

O homem criado por Deus é tanto criatura: “formou o Senhor Deus ao homem” como também pessoa: “e o homem passou a ser alma vivente”. O professor calvinista holandês Anthony Hoekema afirma que “o ser humano é igualmente uma criatura e uma pessoa”. Enquanto criatura, o ser humano é totalmente dependente de Deus, pois sendo Deus o criador é também o Senhor sobre todas as suas criaturas, inclusive o homem, que só vive por causa da graça de Deus. O pastor brasileiro Leandro Lima afirma que “somos absolutamente dependentes dele e não conseguimos viver longe dele mais do que um peixe consegue viver fora da água”.

A personalidade do homem lhe dá singularidade e o torna diferente, pois recebeu nas narinas o fôlego da vida, a imagem de Deus foi impressa no homem, ele é um ser pessoal, dotado de espiritualidade, pessoalidade, razão, moral, inteligência e criatividade.

John MacArthur, pastor norte-americano, afirma que “acima de tudo, a imagem de Deus pode ser resumida pela palavra pessoalidade. Somos pessoas. Somos capazes de camaradagem. Somos capazes de amar outras pessoas num sentido similar a Deus”. O homem é um ser pessoal dotado de razão e capaz de se reconhecer em si mesmo e nos outros. É capaz de formar juízo e distinguir o certo do errado, o moral do imoral, o justo do injusto. É responsável por suas escolhas.

Extraído do livreto Cada Dia – 06/02/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário