domingo, 10 de março de 2024

SUCESSO E SUCESSOR

 


Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu:
Pede-me o que queres que eu te faça...”
 (2 Reis 2.9).

Não existe sucesso sem sucessor. Pais educam seus filhos na expectativa da continuidade digna da descendência familiar; mestres investem em seus discípulos para que esses formem novos discípulos; grandes empreendedores formam aqueles que vão substituí-los nos cargos quando chegar a hora da aposentadoria. Uma das marcas do êxito familiar, ministerial ou profissional é conseguir formar pessoas, transmitir valores, estabelecer sucessores.
Deus é perito nisso. Com a conclusão, de forma gloriosa, do ministério de Elias, o próprio Senhor indicou o sucessor: Eliseu. A carreira de um ser humano não é um fim nela mesma. Imprescindível é a continuidade. Um planta, outro rega, mas Deus concede o crescimento. Elias, sabedor de seu dever de preparar um sucessor, pergunta a Eliseu o que ele quer. 
O pedido é audacioso: porção dobrada.
A resposta de Elias traz consigo uma grande lição. Ele informa a dureza do pedido. “Dura coisa pediste”, são as palavras do experiente profeta (2Rs 2.10). Isso porque quanto maior o poder, maior a responsabilidade. Quanto maior a porção, maior o nível de exigência. Todo bônus carrega em si um ônus. Assim como não há sucesso sem sucessor, não há porção abundante sem suor. Investir em pessoas e conscientizá-las da responsabilidade de viver é tarefa fundamental.

Extraído do livreto Cada Dia – 10/03/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário