sábado, 20 de abril de 2024

RECONHECIMENTO DO CAOS

 


Pois me lançaste no profundo,
no coração dos mares....” (Jonas 2.3).

Jonas experimentou o caos de uma maneira extrema. Muitas vezes tratamos o relato do livro de Jonas como um conto de fadas para crianças. Nesse sentido passamos a cultivar em nossa mente que, a exemplo das gravuras dos livros infantis, Jonas caminhava pela barriga do grande peixe com uma vela nas mãos como se estivesse passeando por um labirinto escuro.

Mas a história real é bem diferente. Jonas, ao ser lançado ao mar em uma noite tempestuosa, enfrenta o turbilhão das correntezas, o desespero em tentar não se afogar, até finalmente se ver em meio ao processo digestivo daquele grande peixe. O cheiro ruim, o aperto, a dor, o constrangimento, o desespero e a angústia que dominavam o seu ser naquele momento o faziam perceber que, de fato, ele encarava o auge do caos.

Pode ser que você não esteja dentro de um grande peixe, mas suas escolhas equivocadas também te levaram a experimentar o auge do caos. O primeiro passo para sair do fundo do poço é reconhecer que realmente se está no fundo do poço. O segundo é reconhecer que não vai conseguir sair de lá sozinho, sem ajuda. É exatamente neste momento que o auxílio divino aparece para que não sejamos tentados a atribuir a nós mesmos essa superação. Reconheça o caos e suplique a Deus ajuda para trazer você de volta à vida.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/04/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário