-
“Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.” Jonas 1.17
Em tempos de grandes adversidades, muitos questionam se o sofrimento seria fruto de uma disciplina direcionada da parte de Deus, algo como um castigo por uma ação específica. Em nossa recente experiência com a pandemia do corona vírus essa era a pergunta que constantemente vinha à tona. Seria a doença um castigo de Deus a essa geração por pecados específicos.
É complicado fazer esse tipo de afirmação, pois afinal de contas o sofrimento não é fruto de um pecado específico, mas de uma realidade para um mundo que vive em instabilidade justamente pelo pecado. Muitas vezes sofremos como consequência de nossas atitudes, outras vezes por causa da tentativa do inimigo de nossa alma de abalar nosso relacionamento com Deus e confrontar nossas motivações, e, às vezes, porque precisamos efetivamente crescer e amadurecer e a dor torna isso efetivo.
Sendo assim, eu creio que em situações adversas, seja como a de Jonas dentro do ventre do peixe, ou a nossa enfrentando uma pandemia, Deus está, sim, nos disciplinando, mas não como sinônimo de castigo, e sim como em um processo de aprendizado, de formação do nosso caráter espiritual. Que os momentos difíceis e adversos possam nos ajudar em nosso processo de maturação, pois esse, de fato, é o propósito de Deus para nossa vida, que nos tornemos pessoas maduras.
Extraído do livreto Cada Dia – 18/04/24
Nenhum comentário:
Postar um comentário