-
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6).
Os pais são os mestres dos filhos. Ensinam pelo exemplo mais do que pelas palavras. Os filhos observam os pais mais do que os escutam. Cabe aos pais o ensino dos filhos. Compete-lhes a formação do caráter dos filhos. Mas, como se desenvolve esse processo? Primeiro, os pais não devem ensinar o caminho que os filhos querem andar, uma vez que a estultícia está ligada ao coração da criança.
Segundo, os pais não devem ensinar o caminho que os filhos devem andar. Isso significa apenas apontar uma direção para os filhos, mas não estar envolvido nessa caminhada. É o mesmo que impor um padrão de comportamento para os filhos, mas viver de forma contrária ao que se ensina.
Terceiro, os pais devem ensinar no caminho em que os filhos devem andar. Ensinar no caminho significa caminhar junto dos filhos, ser exemplo para eles, servir-lhes de modelo e paradigma. O teólogo francês Albert Schweitzer disse que o exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo. A atitude dos pais fala mais alto do que suas palavras. A vida dos pais é a vida do seu ensino. Os filhos não podem escutar a voz dos pais se a vida deles reprova o que ensinam. O ensino estribado no exemplo tem efeitos permanentes. Até o fim da vida o filho não se desviará desse caminho aprendido com pais.
Extraído do livreto Cada Dia – 22/05/24
Nenhum comentário:
Postar um comentário