segunda-feira, 6 de maio de 2024

A LOUCURA DO ADULTÉRIO

 


O que adultera com uma mulher está fora de si;
só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa.” (Provérbios 6.32).

sábio rei Salomão chama o adúltero de louco. Só quem perdeu o juízo e está confuso acerca do valor de sua vida, entrega-se aos devaneios do adultério. Não há adultério indolor. Não há infidelidade conjugal sem dramáticas consequências. O preço a pagar é tão alto que o texto é enfático em dizer que só aqueles que querem arruinar-se praticam tal coisa. A ruína é financeira, emocional, moral e espiritual.

A tragédia desaba sobre a vida financeira e sobre os relacionamentos familiares. Tudo entra em colapso depois de um adultério. Um terremoto abala os alicerces do casamento. Um vendaval devastador tira tudo do lugar. O adúltero sofre açoites e infâmia. Sofre na carne as consequências de sua loucura. Perde a própria honra. O pecado do adultério mesmo depois de perdoado deixa cicatrizes profundas. Salomão diz que a sua vergonha nunca se apagará.

O adultério de Davi com Bate-Seba tem sido contado e recontado milhões de vezes. Embora Deus tenha perdoado Davi, essa mácula jamais foi retirada de sua história. Davi pagou um preço altíssimo pelo seu erro. Sua filha Tamar foi desonrada. Seu filho Amnon foi assassinado. Seu filho Absalão morreu numa conspiração para tomar-lhe o trono. O que Davi fez às ocultas, num quarto fechado, foi proclamado do eirado da história.

Extraído do livreto Cada Dia – 06/05/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário