quinta-feira, 9 de maio de 2024

O SÁBIO É ENSINÁVEL

 


Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda;
ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.” (Provérbios 9.9).

Os homens estão divididos em dois grandes grupos. Essa divisão não é entre ricos e pobres, empresários e empregados, doutores e analfabetos, religiosos e céticos. Mas, entre o perverso e o justo, entre o sábio e o escarnecedor. Quem é o escarnecedor? É aquele que não é ensinável. Repreendê-lo é inútil. Chamar a atenção do escarnecedor é trazer sobre si desgaste e aborrecimento. Longe de emendar seus caminhos e arrepender-se de seus devaneios, prorrompe em blasfêmias contra aquele que intentou ajudá-lo.

Quem é o sábio? É aquele que é ensinável. Quando um sábio é repreendido, ele agradece a repreensão e passa a amar o repreensor. O sábio é humilde para acolher uma exortação e para reconhecer seus erros. O sábio não estadeia justiça própria; ao contrário, anseia ardentemente crescer em graça e sabedoria. Quanto mais você ensina ao sábio, mais sabedoria ele adquire, mais prudente ele se torna e mais amor ele demonstra.

Ensinar ao justo é o mesmo que semear em boa terra. A vida do justo é um campo fértil onde brota a semente da verdade e crescem os frutos da justiça. Como você reage quando é confrontado? Justifica-se? Repudia o ensino e a repreensão? Ou você se humilha e acolhe o ensinamento para produzir mais frutos ainda? Não se capitule à tolice. Seja sábio!

Extraído do livreto Cada Dia – 09/05/24

Nenhum comentário:

Postar um comentário